• Estratégia Parlamentar

Como começar a criar conteúdos políticos no TikTok

TikTok não é só challenge e dancinha



Que o Tiktok é uma das redes sociais que mais cresce no momento isso você já sabe, porém o que talvez você ainda pode ter dúvidas, é de como começar a produzir conteúdos políticos nessa plataforma. Se esse é o seu caso, este artigo é para você.


Mas antes, uma dica importante

Antes de pensar em criar conteúdos para o seu perfil político no Tiktok, sugiro que independente da sua decisão, você segure o seu arroba @ por lá, (ou seja, o mesmo nome que usa em outras redes), mesmo que você nunca crie um conteúdo sequer nessa rede social.

Isso é um princípio básico de posicionamento de imagem que você deve seguir no marketing político digital. Já pensou ter a surpresa de ver alguém criando conteúdo em seu nome que não tenha nada a ver com aquilo que você defende? Ou pior, ter a sua visibilidade diminuída porque algum nome similar já garantiu alcance maior que o seu? Pois, saiba que isso pode acontecer e é mais comum do que se imagina, então se antecipe e guarde seu nome na plataforma para não ter surpresas como essa.


Feito isso, tenha muito claro qual é o seu posicionamento (a forma como deseja ser lembrado) e o público que quer atingir (pessoas que você quer que lembrem de você). Se isso não estiver muito claro, as chances de fracassar são bastante altas.


Não faz sentido algum querer criar conteúdo político no Tiktok simplesmente porque é a rede social da moda, sem ter uma estratégia efetiva para a ampliação da sua imagem e construção de sua reputação junto ao público que você quer atingir. Se você não sabe exatamente o que quer dessa plataforma, poderá desperdiçar um tempo precioso que terá um alcance muito baixo em comparação a outras ferramentas que poderiam te trazer melhores resultados.


Mas então, será que vale a pena criar conteúdo político por lá?


A resposta é sim pois, existe o outro lado da moeda que pode pesar muito a favor da decisão de produção de conteúdos políticos no Tiktok. Essa rede social começou a crescer no Brasil recentemente, logo se você é um político que começa primeiro, poderá colher maiores resultados do que políticos que entrarem depois na plataforma, isso porque toda rede social nova, distribui mais o conteúdo e o faz chegar a um número maior de pessoas, do que redes sociais que já estão estabelecidas, isso acontece porque eles querem ganhar novos adeptos, então essa seria uma forma de sair na frente e se posicionar no TikTok, produzindo conteúdo antes do seu adversário para poder aproveitar a onda desse bom alcance.


Dando os primeiros passos políticos no TikTok

Seja autêntico, mostre seu posicionamento e conte a sua história.

o primeiro passo é conhecer a plataforma, por isso, estude como utilizar a suas ferramentas. Você não precisa se tornar um expert em TikTok, basta saber como usar funções que possibilitarão você criar seu conteúdo por lá. Passe um tempo descobrindo as funções, consumindo conteúdo de outros perfis políticos ou não, para que só então depois de não ter dúvidas acerca de funções básicas, produzir conteúdo com mais segurança.


E aqui deixo um adendo: não basta somente a equipe querer estar no TikTok, essa é uma decisão que deverá ter a participação efetiva do político pois, ele também deverá ter autonomia e desenvoltura para produzir conteúdos por lá.


Outro ponto importante, é você ter muito claro que o que está fazendo inicialmente são testes ou apostas de conteúdo e nem sempre terá os resultados que deseja, ou ainda, poderá se surpreender com o alcance de um conteúdo isolado e posterior estabilização, independente do caso saiba que você pode levar um tempo até entender o que funciona para o seu perfil político no TikTok, mas não desista (e nem se iluda com conteúdos virais não programados) o que importa é estar atento aos resultados obtidos x resultados que você traçou como objetivo dentro do Tiktok.


"TikTok é isca" - Deputado Estadual Requião Filho

Vale lembrar que o TikTok hoje, é uma excelente isca para levar as pessoas para suas outras redes sociais e canais próprios, o Tiktok, diferente do Instagram, permite que você coloque link clicável na legenda e assim levar as pessoas para outros canais onde então você poderá aprofundar mais sobre seu posicionamento, suas bandeiras e causas que defende, além de ter a oportunidade de mostrar mais sobre o seu trabalho político e converter pessoas para os seus canais próprios, por meio de chamadas ou link na sua bio (sim, assim como no Instagram, você também pode colocar link na bio do seu perfil nessa rede social).


Outra forma de usar o Tiktok é produzindo conteúdo por lá e disponibilizando em outros canais afinal, quem nunca recebeu um vídeo do TikTok em seu Whats? Você pode usar o TikTok para esse fim em sua estratégia política distribuindo o que cria por lá em suas listas de transmissão.


Posicionamento e frequência fazem a diferença


Lembra que eu falei sobre a clareza de posicionamento para produção de conteúdo? Ela servirá como norte para pesquisa de ranqueamento acerca de suas bandeiras ou causas. A dica que deixo aqui é: Escolha palavras que representam o seu posicionamento e faça uma busca de interesse por meio de hashtags no TikTok, para saber como está a produção de conteúdo e busca por esse assunto. (A plataforma disponibiliza um buscador de hashtags assim como outras redes sociais).


A frequência do TikTok também é algo que deve ser considerada, ter uma frequência diária garantirá maiores resultados, no entanto você precisa garantir que tem como produzir esse conteúdo (Equipe, pautas políticas relevantes, equipamento etc.) para você ter um crescimento rápido na nessa plataforma você deve intensificar seu conteúdo. Veja bem, não estou dizendo que você deve fazer isso, eu mesma não faço, mas existem influenciadores e até mesmo perfis políticos como o caso do candidato Erick Santos que concorreu como vereador nas eleições de 2020 e que produziu 100 conteúdos em 24h dentro do TikTok, conquistando assim boa visibilidade e muitos seguidores.


Mas, inicialmente não se prenda muito a isso, comece module aos poucos a sua frequência de acordo com o seu fluxo de comunicação, porém saiba que os primeiros meses de produção de conteúdo, associado a sua frequência e também a horários fazem a diferença para a compreensão da plataforma acerca da sua frequência e consistência


Os melhores horários


Atualmente existe uma pesquisa que indica que os melhores horários para publicar conteúdos no TikTok são 9 horas da manhã, 12h (meio dia) e 15h (quinze horas) porém, isso é apenas uma sugestão de horário, acredito que antes de tudo, você deve pensar no comportamento do público que você quer atingir e também no tipo de conteúdo que você irá publicar. Ter um vídeo descontraído em horário de atividade parlamentar, pode não soar bem para a sua imagem política.


Quanto a produção de conteúdo, saiba que o consumo é rápido, então, por mais que se possa produzir conteúdos de até 1 minuto, são os de 15 segundos que melhor performam na plataforma, mas isso não é uma regra e tudo depende da sua estratégia de conteúdo por lá.


Outra dica importante é usar o que o Tiktok chama de “desafios” que são hashtags de determinados temas onde os perfis podem criar o seu próprio conteúdo acerca desse tema para tentar viralizar. Um exemplo disso, é o desafio #todospelasvacinas onde o perfil que quiser criar conteúdo, sinaliza na legenda a hashtag do desafio. Acompanhar os desafios e tentar adaptar seu conteúdo político é uma excelente maneira de se manter não somente antenado mas produzindo conteúdo que as pessoas estão interagindo e buscando. Quem usa muito essa estratégia no TikTok é o deputado estadual Requião Filho.


Os duetos dentro da plataforma também são uma forma de produzir conteúdos políticos no TikTok.

Duetos explicando de uma maneira bem simples, é você poder reagir a conteúdos de outras contas por meio de fala ou gestos criando assim seu próprio conteúdo. Eles podem ser opiniões, validações ou até mesmo um novo olhar sobre o que foi criado, isso se chama remixar cultura e a essência do TikTok se baseia nisso, você criar conteúdo autoral em cima de algo que já existe.


Já para estratégias de produção de conteúdos políticos no TikTok, o primeiro passo é você pensar naqueles que as pessoas queiram compartilhar com outras pessoas por meio de envios.


Isso porque você ainda não consegue ver a segmentação do TikTok por região (Estado ou cidade) e assim acaba não tendo noção de quem o seu público atinge. Criando conteúdos que as pessoas queiram mostrar para outras, é uma forma de você atingir pessoas que se interessam por aquilo que você fala e defende, de forma mais direcionada.


Outra dica é você caprichar na capa dos seus vídeos, com fotos e frases que chamam atenção.

Como as legendas devem ser curtas, você pode apostar em boas capas e frases que instiguem a curiosidade para que as pessoas queiram ver seu conteúdo.


Usar Hashtags de maneira estratégica, também pode ser uma excelente maneira de segmentar seu conteúdo. Como disse antes, o Tiktok ainda não permite uma segmentação mais direcionada, mas você pode usar hashtags de geolocalização da cidade de atuação do político (ou sua base eleitoral) para atingir usuários dessa localização.


E para concluir, afirmo que o TikTok hoje é uma excelente forma de criação de conteúdo, talvez não para atingir um público ultra segmentado como se pode fazer no Facebook ou no Instagram, mas como ferramenta de edição e até mesmo de validação de conteúdo, que pode ser usado por outras plataformas para a ampliação de sua imagem e mensagem política.