• Estratégia Parlamentar

Lições da Social Media do Joe Biden para você aplicar hoje em seu perfil político

Aprenda lições valiosas com a Social Media do Presidente dos Estados Unidos.

Talvez você não saiba, mas a pessoa que esteve a frente das estratégias digitais do presidente Joe Biden, se chama Sarah Galvez, em entrevista para a MarTech Today ela abre algumas estratégias que ajudaram Biden a ter maior engajamento nas redes. Confira:


Poucos dias antes da eleição presidencial de 2020, a equipe de Sarah, informou que Joe Biden estava superando Donald Trump nas redes sociais em certas métricas importantes. Apesar do grande volume do feed de Trump no Twitter, Biden estava ganhando mais interações por tweet e muito mais interações por usuário.


E aqui está uma grande lição que você pode tirar disso: saber analisar as métricas certas contribui para que você saiba se as suas estratégias estão trazendo resultados.


Em sua entrevista, Sarah conta que começou no digital atuando com o Twitter mas se apaixonou pelo Youtube, e foi ali que ela entendeu a importância de ter um propósito e objetivos específicos. E esse é um ponto que você também deve ter em mente. Propósitos e objetivos específicos são elementos que garantem foco ao que você pretende.


Sarah, que também trabalhou para Hilary Clinton – Começou focando em crescimento de publico. E é justamente isso, audiência é poder. Mas você precisa saber o que fazer com ela afinal, de nada adianta ter uma grande audiência se você não souber como engajar e também levar uma parcela desse público para os seus canais próprios.



Um passo de cada vez: Sarah se juntou a equipe de Biden para fazer ele passar das primárias para as eleições gerais. E uma curiosidade: Formou sua equipe de gente de fora da política, focados em conteúdo orgânico e constância. No momento em que foi chamada ela tinha um foco em mente e trabalhou para alcançá-lo. Vejo que muitas equipes e políticos miram objetivos de longo prazo, sem sequer fazer o “feijão com arroz” do dia a dia. Ter metas de longo prazo é importante, mas é o que você faz agora que determinará o seu sucesso no futuro.


Propósitos e objetivos específicos são elementos que garantem foco ao que você pretende.

Análise de plataformas e produção de conteúdo – As pessoas farejam autenticidade e esse foi outro ponto que Sarah cuidou ao trabalhar a imagem do Presidente dos Estados Unidos. Ao longo da campanha, a plataforma Twitch, se mostrou como uma oportunidade de atingir o público mais jovem, porém o cuidado em como levar Biden de uma maneira autêntica e expontânea era um desafio que a equipe de comunicação precisava superar, e foi o que fizeram.


Biden foi escalado para realizar uma viagem de trem entre Ohio e Pensilvânia. A equipe então colocou uma câmera na traseira do trem, com trilha sonora de hip hop lo-fi, e transmitiu no Twitch, logo o que foi visto era exatamente o que eles queriam mostrar: o autêntico Joe Biden, otimizado para a plataforma e não apenas uma caricatura de um político tentando forçar uma comunicação não nativa.


O que a equipe fez foi misturar os dois mundos de uma forma que fez sentido, em vez de apenas tentar forçar algo ao público, o que poderia ser um tiro no pé naquela altura da campanha.

Sobre métricas, Sarah Galvez fala que tudo dependia do conteúdo real, mas que no dia a dia estava focada no conteúdo compartilhável. O que aponta para algo que você também deveria pensar: produzir mais conteúdos que as pessoas possam compartilhar.


Quando você cria conteúdos compartilháveis está ganhando de duas formas: A primeira é com alcance e a segunda de certa forma, é também com a validação social de quem compartilhou o seu conteúdo.


Outro ponto que chama a atenção é a forma como a equipe via a produção de conteúdo em um meio tão competitivo, quanto o da disputa eleitoral:


“Muitas pessoas estão focadas em saber se eles se saíram melhor ou pior do que um adversário, mas uma maneira mais saudável de olhar para o jogo do crescimento, na minha opinião, é como posso me sair um pouco melhor do que da última vez.”

Essa foi a base filosófica que conduziu a equipe de comunicação nas primárias e posteriormente nas eleições gerais.

O que Sarah mostra em sua fala e também nos resultados obtidos a favor de Biden é que: Aliar boa tecnologia, boas pessoas inteligentes, uma mensagem realmente sólida e disciplina de mensagem, impulsiona o crescimento e engajamento online.


Aposte nisso!