• Estratégia Parlamentar

15 ideias de conteúdo para publicar em seu perfil político sobre o Dia da Mulher


Tá sem ideia do que publicar no seu perfil político no Dia da Mulher? Então vem comigo que nesse artigo trago 15 inspirações de conteúdo para você utilizar, e assim homenagear a maior parcela da população e ainda de quebra, aumentar o engajamento nas suas redes sociais.


Mas antes de trazer essas ideias, gostaria de falar da importância da data, uma vez que muitos homens não se sentem confortáveis em criar conteúdo sobre o tema ou ainda, acabam caindo no clichê do post rosa com uma rosa. (Nada contra quem faz, mas você pode ir além e criar algo totalmente personalizado, humano e que faça mais sentido para as mulheres.)


Por que devo publicar conteúdo sobre o dia da mulher? Sou homem e não me sinto no lugar de fala.

O percentual de Mulheres no país é comprovadamente maior do que o de homens. Segundo dados do IBGE, atualmente a população feminina, representa mais de 51% da população e isso sem contar que somos mães da outra metade. Isso por si só já é um grande argumento para demarcar a data em seu perfil político.


Mas se você quiser ainda mais razões para fazer uma publicação sobre o dia da mulher, saiba que ao produzir conteúdos voltados para mulheres, você mostra o respeito que tem pelo gênero feminino (e nesse ponto tome cuidado com os clichês e conteúdos machistas que podem ser trazidos de maneira velada em formato de homenagem) e ainda pode levar informação útil ou inspiracional para o seu público feminino.


E agora que você já sabe das vantagens de se fazer esse tipo de publicação, vamos aos conteúdos:


1. Crie um post contando por que se comemora o dia da mulher em 08 de março


A contextualização sobre o dia da mulher, é um post informativo e pode relembrar que a data foi marcada por uma luta histórica. Porém, tome cuidado ao abordar o tema, você precisa estudar essa história, para não cometer a gafe de trazer informações imprecisas ou equivocadas.


2. Abra uma caixa de perguntas nos seus stories, onde mulheres possam contar um pouco das suas histórias pessoais.


Caixa de perguntas são ótimas formas de interação. Ao abrir uma caixa de perguntas simples, você também está abrindo espaço para mulheres contar pequenas partes de suas histórias e assim incentivar outras mulheres a fazer isso.


3. Crie um texto ou vídeo pessoal mostrando seu ponto de vista sobre como a desigualdade afeta mulheres na política.


Quando você coloca sua opinião, está mostrando que pensa sobre o tema, que lhe confere um olhar mais empático acerca da desigualdade feminina na política. Mostrar o que você tem feito (se você está fazendo algo que diminua a desigualdade de mulheres na política) pode também ser uma excelente opção (nesse ponto tome cuidado para não estereotipar ou ainda, minimizar a força da mulher).


4. Faça um carrossel com frases de impacto ditas por mulheres.


Conteúdo inspiracional, sempre é uma boa opção. Busque frases de mulheres da política ou fora dela e monte um carrossel de inspiração para a sua audiência feminina.


5. Mostre em formato de mosaico, fotos de mulheres que mudaram o mundo


Existem muitas mulheres que tiveram grande contribuição nos avanços mundiais. Faça uma seleção de mulheres que fizeram história e peça para que a sua audiência identifique algumas delas nos comentários – É interação na certa!



6. Compartilhe conquistas de mulheres na política


Mostrar conquistas das mulheres no meio político, também é uma forma de incentivar mulheres que querem entrar para a política, você pode até não ver o impacto imediato, mas tenha certeza você pode inspirar pessoas que nem imagina – Vale a pena apostar.


7. Faça um vídeo falando da importância das mulheres para uma sociedade mais justa


Em um momento tão difícil do nosso país, um post humanizado, ressaltando o quanto as mulheres contribuem para uma sociedade mais justa e empática, pode ser o quentinho que a sua audiência precisa num mar de cards frios e desumanizados.


8. Crie uma sequência de testes em seus stories falando sobre curiosidades sobre criações femininas.


Você sabia que quem inventou a base para o Wi-fi foi uma mulher? A responsável por isso é Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914. Que tal levar essas e outras curiosidades em forma de Quizz?


9. Mostre seu apoio por mais mulheres na política com uma frase simples: “Eu apoio mulheres na política” ou “Quero ver mais mulheres na política”


Esse é o simples que funciona. Não tem erro!


10. Faça uma homenagem às mulheres a sua volta que simbolizem o que você gostaria de dizer a todas as mulheres nessa data.


Que tal homenagear todas as mulheres, começando por aquelas a sua volta? Criar conteúdos nesse formato, além de mostrar um pouco sobre você por meio dessas mulheres ainda mostra que você é uma pessoa grata pelas mulheres que fazem parte da sua vida.


11. Fale sobre o protagonismo da mulher na história do Brasil


Que tal aproveitar o momento para uma pequena aula de história feminina do país?

Exaltar nossa história pode ser um excelente conteúdo para você fazer uma homenagem de um jeito diferente.


12. Homenageie mulheres que estão na linha de frente no combate contra a COVID-19 (médicas, enfermeiras, cientistas, etc.)


Homenagear mulheres da saúde no auge da pandemia, mostra gratidão a quem está na linha de frente nessa batalha pela vida das pessoas. Isso sem contar que é um post extremamente empático. Bora lembrar dessas guerreiras?



13. Dê espaço de fala para mulheres em suas redes, promovendo lives sobre perspectivas de igualdade ou dificuldades de inserção na política


Abrir um espaço de fala para as mulheres pode ser uma excelente oportunidade de se aproximar ainda mais do público feminino. A ideia de lives sobre perspectivas, também podem estar relacionadas a diversos outros temas do universo feminino. Peça dicas para mulheres, elas com certeza te darão várias ideias.


14. Indique uma série de livros escritos por mulheres


Que tal inspirar a leitura? Você pode criar uma série em formato carrossel ou até mesmo em texto de tópicos de livros para empoderamento, para autoconhecimento ou para ler para meninas. As possibilidades são inúmeras.


15. Crie um desafio para que mulheres marquem outras mulheres em seu post.


Esse é interação em nível máximo! Você pode criar uma frase do tipo: Marque aqui uma mulher que te inspira, ou buscar uma que você acredite que pode inspirar mulheres a marcar outra mulher. Não esqueça de fazer o convite no próprio conteúdo para elas marquem as amigas ou quem as inspira.


Viu como é fácil criar conteúdos para o Dia da Mulher? Agora mão na massa que existe uma audiência feminina que merece ser homenageada, não deixe a data passar em branco!